terça-feira, 2 de agosto de 2011

Começando Agosto

Como não acredito em mês de Desgosto, aqui vai uma breve explicação sobre o mês e o dia de hoje:

Agosto é o mês da Lua da Tempestade que, simbolicamente, descreve o movimento das águas geladas. Lua dedicada à Deusa Brighid, que visa o equilíbrio entre a luz e a sombra... Em gaélico este mês chama-se Lúnasa, dedicado ao Deus Lugh e marca o início das colheitas no Hemisfério Norte. momento oportuno para avaliar as realizações dos meses anteriores e os meios disponíveis ou necessários para a concretização de metas até o final do ano. Renovar o seu mundo é a palavra-chave deste mês!
Dia 02 de Agosto:
Festa de Nossa Senhora dos Anjos, na Costa Rica. Celebrada com procissões para “La Negrita”, sua pedra sagrada, ela é uma das manifestações da Virgem Negra, versão cristianizada da Deusa da Face Escura, a deusa da morte.
Em inúmeras igrejas na Espanha, França, Itália, Suíça e Polônia, encontram-se estátuas da Virgem Negra. Segundo os pesquisadores, sua origem remonta aos antigos cultos das deusas Cibele, Ísis, Inanna, Anath, Kali, Démeter, Ártemis e Athena, cujas estátuas negras, bem como seus templos, foram adotados nos primórdios do Cristianismo.
Dia de Lady Godiva em Coventry, na Inglaterra, lembrando com festejos nas ruas. A lenda conta que uma mulher, no século XIII, atravessou a cidade a cavalo, totalmente nua, coberta apenas por seus longos cabelos. Alguns historiadores interpretam essa lenda como uma reminiscência do culto a Epona.
Celebração da deusa persa Anahita, deusa da lua e do amor.
(retirado do livro Anuário da Grande Mãe-Mirella Faur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário